PORTAL M1O PB

Segurança Pública na Paraíba: Um Exemplo de Sucesso no Brasil.

Segurança Pública na Paraíba: Um Exemplo de Sucesso no Brasil.
Govenador João Azevedo, Sec: Jean Nunes e o Comandante da Policia Militar Sergio Fonseca.
Pelo quarto ano consecutivo, a Paraíba foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o estado mais seguro do Norte/Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. Esse destaque se deve ao fato de que, entre os 16 estados das duas regiões, a Paraíba possui o maior número de indicadores acima da média no pilar de Segurança Pública. O ranking considera uma série de fatores, incluindo Segurança Pessoal, Violência Sexual, Segurança Patrimonial, Presos sem Condenação, Mortes a Esclarecer, Qualidade da Informação de Criminalidade, Atuação do Sistema de Justiça Criminal e Mortes no Trânsito. Segurança Pública no Brasil O Brasil enfrenta desafios significativos em termos de segurança pública, com variações consideráveis entre os estados. Em 2023, o país registrou uma taxa de homicídios de 19,3 por 100 mil habitantes, uma das mais altas do mundo. Classificação e Ranking da Paraíba A Paraíba tem se destacado positivamente no cenário nacional. Em 2024, o estado foi reconhecido como o mais seguro do Norte e Nordeste pelo quarto ano consecutivo. No ranking nacional de segurança pública, a Paraíba ocupa a 3ª posição entre os 27 estados brasileiros. Redução de Homicídios A Paraíba tem apresentado uma redução significativa nos índices de homicídios. Em 2023, o estado registrou uma queda de 15% no número de homicídios em comparação ao ano anterior. Esse resultado é fruto de políticas públicas eficazes e da atuação integrada das forças de segurança. Queda no Índice de Homicídios. João Pessoa: Em 2023, João Pessoa registrou uma queda de 13,15% nos homicídios em comparação ao ano anterior. Bayeux: A cidade de Bayeux também apresentou uma redução significativa nos índices de homicídios, contribuindo para a melhoria geral da segurança. Santa Rita: Santa Rita, que anteriormente figurava entre as cidades mais violentas, também registrou uma queda nos homicídios, refletindo os esforços das forças de segurança. Contingente das Polícias Polícia Militar: A Polícia Militar da Paraíba conta com um efetivo de aproximadamente 10.000 policiais, distribuídos em diversas unidades operacionais pelo estado. Polícia Civil: A Polícia Civil possui cerca de 3.500 agentes, incluindo delegados, escrivães e investigadores, que atuam em delegacias especializadas e distritais.
O Governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de formatura da segunda turma de concluintes do Curso de Formação da Polícia Civil, oportunidade em que assinou o edital de convocação para as nomeações, que acontecerão em duas etapas, sendo a primeira no dia 19 de novembro e a segunda, no dia 17 de dezembro. Nesta fase, foram 426 formandos, sendo 36 delegados, 160 escrivães, 140 investigadores, 24 peritos criminais, 21 peritos médico-legais, 2 peritos químico-legais, 13 papiloscopistas, 20 técnicos em perícia e 10 peritos odonto-legais. Equipamentos Entregues em 2023 e 2024. Nos anos de 2023 e 2024, a Paraíba recebeu diversos equipamentos para reforçar a segurança pública. Entre os itens entregues estão: Viaturas: Novos veículos para patrulhamento e operações especiais. Armas: Armamentos modernos para as forças policiais. Tecnologia: Drones, scanners de bagagens e detectores de metais. Novos Concursados:
Curso de Formação - O curso de formação para os 559 soldados da primeira turma de aprovados da Polícia Militar irá acontecer no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças de João Pessoa, com turmas também nos núcleos de formação de Campina Grande, Guarabira, Sumé, Sousa e Cajazeiras e terão 2.020 horas-aula. A formação dos novos soldados dura em média 15 meses, período em eles já são remunerados com bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-alimentação. Já o curso de formação para os 243 aprovados para o Corpo de Bombeiros tem previsão de 1.906 horas-aula e irá acontecer nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e Patos. Os alunos terão acesso a 41 disciplinas e diversas instruções como Técnicas de Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Atendimento Pré–hospitalar, entre outras. Opinião dos Paraibanos sobre a Segurança Pública. Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos paraibanos se sente mais segura em relação aos anos anteriores. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que percebem uma melhora na segurança pública, destacando a presença mais efetiva das forças policiais e a redução dos índices de criminalidade. Declarações Oficiais Governador João Azevêdo: “A segurança pública é prioridade do governo e tem recebido investimentos importantes, além de políticas de valorização de pessoal. Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, de acordo com o Centro de Liderança Pública”. Secretário de Segurança Jean Nunes: “Este reconhecimento pelo quarto ano consecutivo como o estado mais seguro do Norte e Nordeste no Ranking de Competitividade é um reflexo direto do trabalho incansável do Governo do Estado da Paraíba e fruto de um esforço conjunto que envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, gestão do Sistema Prisional e a atuação geral do nosso sistema de justiça”. Comandante da Polícia Militar Sérgio Fonseca: “Nosso foco é aumentar a sensação de segurança da população, com abordagens policiais e presença constante nas ruas, utilizando a inteligência para prevenir e combater o crime”. Matéria exclusiva do Portal M10 PB. Com dados coletados na internet. Por Marquinhos Locutor.

M10 Notícias: Marquinhos Locutor

Oi meu nome é José Marques, mais conhecido como Marquinhos Locutor. Sou Radialista, Porteiro e Locutor publicitário com mais de trinta anos na profissão.Sou Diretor do Portal M10 PB. Trabalhamos com ética, credibilidade e responsabilidade. contatos whatssapp 83-986194301. Imail: m10noticias@gmail.com facebook instagram youtube twitter threads

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
PORTAL M1O PB
PORTAL M1O PB