Segurança Pública na Paraíba: Um Exemplo de Sucesso no Brasil.
Govenador João Azevedo, Sec: Jean Nunes e o Comandante da Policia Militar Sergio Fonseca.
Pelo quarto ano consecutivo, a Paraíba foi reconhecida pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como o estado mais seguro do Norte/Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. Esse destaque se deve ao fato de que, entre os 16 estados das duas regiões, a Paraíba possui o maior número de indicadores acima da média no pilar de Segurança Pública. O ranking considera uma série de fatores, incluindo Segurança Pessoal, Violência Sexual, Segurança Patrimonial, Presos sem Condenação, Mortes a Esclarecer, Qualidade da Informação de Criminalidade, Atuação do Sistema de Justiça Criminal e Mortes no Trânsito.
Segurança Pública no Brasil
O Brasil enfrenta desafios significativos em termos de segurança pública, com variações consideráveis entre os estados. Em 2023, o país registrou uma taxa de homicídios de 19,3 por 100 mil habitantes, uma das mais altas do mundo.
Classificação e Ranking da Paraíba
A Paraíba tem se destacado positivamente no cenário nacional. Em 2024, o estado foi reconhecido como o mais seguro do Norte e Nordeste pelo quarto ano consecutivo. No ranking nacional de segurança pública, a Paraíba ocupa a 3ª posição entre os 27 estados brasileiros.
Redução de Homicídios
A Paraíba tem apresentado uma redução significativa nos índices de homicídios. Em 2023, o estado registrou uma queda de 15% no número de homicídios em comparação ao ano anterior. Esse resultado é fruto de políticas públicas eficazes e da atuação integrada das forças de segurança.
Queda no Índice de Homicídios.
João Pessoa: Em 2023, João Pessoa registrou uma queda de 13,15% nos homicídios em comparação ao ano anterior.
Bayeux: A cidade de Bayeux também apresentou uma redução significativa nos índices de homicídios, contribuindo para a melhoria geral da segurança.
Santa Rita: Santa Rita, que anteriormente figurava entre as cidades mais violentas, também registrou uma queda nos homicídios, refletindo os esforços das forças de segurança.
Contingente das Polícias
Polícia Militar: A Polícia Militar da Paraíba conta com um efetivo de aproximadamente 10.000 policiais, distribuídos em diversas unidades operacionais pelo estado.
Polícia Civil: A Polícia Civil possui cerca de 3.500 agentes, incluindo delegados, escrivães e investigadores, que atuam em delegacias especializadas e distritais.
O Governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de formatura da segunda turma de concluintes do Curso de Formação da Polícia Civil, oportunidade em que assinou o edital de convocação para as nomeações, que acontecerão em duas etapas, sendo a primeira no dia 19 de novembro e a segunda, no dia 17 de dezembro. Nesta fase, foram 426 formandos, sendo 36 delegados, 160 escrivães, 140 investigadores, 24 peritos criminais, 21 peritos médico-legais, 2 peritos químico-legais, 13 papiloscopistas, 20 técnicos em perícia e 10 peritos odonto-legais.
Equipamentos Entregues em 2023 e 2024.
Nos anos de 2023 e 2024, a Paraíba recebeu diversos equipamentos para reforçar a segurança pública. Entre os itens entregues estão:
Viaturas: Novos veículos para patrulhamento e operações especiais.
Armas: Armamentos modernos para as forças policiais.
Tecnologia: Drones, scanners de bagagens e detectores de metais.
Novos Concursados:
Curso de Formação - O curso de formação para os 559 soldados da primeira turma de aprovados da Polícia Militar irá acontecer no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças de João Pessoa, com turmas também nos núcleos de formação de Campina Grande, Guarabira, Sumé, Sousa e Cajazeiras e terão 2.020 horas-aula. A formação dos novos soldados dura em média 15 meses, período em eles já são remunerados com bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-alimentação.
Já o curso de formação para os 243 aprovados para o Corpo de Bombeiros tem previsão de 1.906 horas-aula e irá acontecer nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande e Patos. Os alunos terão acesso a 41 disciplinas e diversas instruções como Técnicas de Combate a Incêndio, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Salvamento Aquático, Atendimento Pré–hospitalar, entre outras.
Opinião dos Paraibanos sobre a Segurança Pública.
Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos paraibanos se sente mais segura em relação aos anos anteriores. Cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que percebem uma melhora na segurança pública, destacando a presença mais efetiva das forças policiais e a redução dos índices de criminalidade.
Declarações Oficiais
Governador João Azevêdo: “A segurança pública é prioridade do governo e tem recebido investimentos importantes, além de políticas de valorização de pessoal. Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, de acordo com o Centro de Liderança Pública”.
Secretário de Segurança Jean Nunes: “Este reconhecimento pelo quarto ano consecutivo como o estado mais seguro do Norte e Nordeste no Ranking de Competitividade é um reflexo direto do trabalho incansável do Governo do Estado da Paraíba e fruto de um esforço conjunto que envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, gestão do Sistema Prisional e a atuação geral do nosso sistema de justiça”.
Comandante da Polícia Militar Sérgio Fonseca: “Nosso foco é aumentar a sensação de segurança da população, com abordagens policiais e presença constante nas ruas, utilizando a inteligência para prevenir e combater o crime”.
Matéria exclusiva do Portal M10 PB. Com dados coletados na internet.
Por Marquinhos Locutor.
Tags
Bayeux
Cabedelo
Campina Grande
Conde
Guarabira
João Pessoa
Lucena
Mamanguape
Paraíba
Patos
Região Metropolitana
Santa Rita
Sousa