O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é um espaço público que fica no centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Considerado um dos principais cartões postais da cidade, o parque apresenta belos jardins e uma lagoa com um grande espelho d’água circular cercado por palmeiras-imperiais.
O parque foi urbanizado na década de 1920, na administração do governador Sólon de Lucena e do prefeito Walfredo Guedes Pereira, que transformaram o antigo pântano conhecido como Lagoa dos Irerês em um local de lazer e cultura. O parque contou com a participação do renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, que projetou os canteiros com várias espécies de árvores do bioma da Mata Atlântica, como ipês, pau-brasis e acácias, além de um extenso bambuzau.
O parque é muito procurado para a realização de movimentos sociais, eventos culturais, campanhas educativas e de saúde, entre outras atividades. Além disso, é um local utilizado para a prática de esportes, como caminhada, ciclismo, corrida e skatismo. Seus canteiros são especialmente bonitos na época das floradas dos ipês-amarelos, que ocorrem entre setembro e novembro de cada ano.
O parque passou por uma obra de requalificação, que melhorou a qualidade da água da lagoa, acabou com os alagamentos na área.
O Parque Sólon de Lucena é, sem dúvida, um dos locais mais emblemáticos e charmosos de João Pessoa, que reflete a história, a cultura e a beleza da capital paraibana. Uma visita ao parque é uma ótima oportunidade para apreciar a natureza, relaxar e se divertir em família ou com os amigos.
Da redação.
Por Marquinhos Locutor
Vem conhecer o Parque Solon De Lucena, cartão postal de João Pessoa.
Criado PorM10 Notícias: Marquinhos Locutor
-
0